sábado, junho 20, 2009

Chile

Um dia destes, o blogue vai ser acusado de ser mobilizado pelos obituários, mas a verdade é que as coisas da vida são suscitadas, muitas vezes, por quem dela sai. E as pessoas só morrem uma vez.

Ao ler a notícia da morte de Hortensia Allende, não pude deixar de recordar a primeira visita que fiz, em 2000, ao Palácio de la Moneda e a profunda emoção que senti ao percorrer aqueles corredores, por onde havia passado um vento de tragédia que iria afectar, por muitos anos, a vida do Chile. E que, à época, me marcou imenso.

José Miguel Insulza, ministro chileno do Interior, que me recebeu no Palácio, disse-me então que entendia bem o sentimento da nossa "generación de los claveles" perante o golpe chileno.

Voltei a encontrar Insulza, no ano seguinte, numa livraria, em Nova Iorque, poucas semanas depois do 11 de Setembro. Lembrou-me: "nosotros también tuvimos el nuestro 11 de septiembre". De facto: 28 anos antes, em 11 de Setembro de 1973, data do golpe de Pinochet e da morte de Salvador Allende. Uma tragédia não apaga a outra, mas, por uma qualquer razão, vale sempre a pena lembrá-las juntas.

4 comentários:

Alcipe disse...

O Eliot dizia "every poem is an epitaph"...
Sejam assim os teus posts!

Anónimo disse...

A França recebeu, a seguir ao golpe de estado, muitos Chilenos que aqui se refugiaram. Aquela razao dramàtica levou-me a conviver com muitos deles, anonimos, com quem compartilhei emoçoes que ficam gravadas para sempre. Parece-me que ainda tenho nos ouvidos o barulho das botas cardadas que levaram à força milhares de prisioneiros para o estàdio e as melodias de Victor Jara que mesmo depois de lhe esmagarem as falanges ele continuou a tirar sons da sua guitarra e a cantar!
Nem ao proprio Neruda pouparam vexames. Ele que tanto amava o seu Pais, deveria viver os ultimos dia da sua vida, entre o 11 e o 23 de Setembro, num sofrimento sem nome...
Periodo dificil de apagar na historia do Chile... O paralelo com o 11 de Setembro na américa, em que uma tragédia nao apaga a outra, poderà ser procurado no facto de haver, ou nao, americanos implicados nas duas datas...
José Barros.

CARLOS CRISTO disse...

Marx tinha toda a razao ao falar do "momento historico", aquele "revolucionario" que significava um perigo para as elites chilenas, seria, hoje, um quase conservador,....

Anónimo disse...

Lembro-me desse momento, do Golpe de Pinhochet e da morte de Salvador Allende, como se fosse hoje. Ouvi a notícia à meia-noite, ao entrar para o carro que meu pai me emprestara (ainda conduzia há pouco tempo) e fiquei ali parado, estupefacto, como que não querendo acreditar no que acabara de ouvir. E foi com algum pesar, com a consciência política que já tinha, que pus o carro em marcha.
E Pinochet acabou por nunca ter sido realmente punido por aquele e muitos outros crimes de que foi responsável. Às vezes, na política, nem sempre ganham “os bons”.
P.Rufino

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...