terça-feira, outubro 20, 2009

Portugal e Brasil

Depois do triste "affaire" Maitê Proença, talvez valha a pena lembrar que há quem, no Brasil, tenha uma visão bem mais interessante - e incomensuravelmente mais culta! - daquilo que liga os dois países.

É claro que não me dá jeito nenhum aceitar o amável convite que recebi para ir ao Leblon na próxima semana, mas este livro de Ângela Dutra de Menezes, agora em nova edição, é um excelente exemplo de como a realidade portuguesa pode ser lida de outra forma, bem mais carinhosa e elaborada, embora sem necessitar de ser pesada, e por mais provocatório que o título possa parecer à "sensibilidade" de alguns ouvidos portugueses.

6 comentários:

Anónimo disse...

Embaixador, muuuuiiiiitoooooo obrigada. Estou comovida. Lindo, meu livro em seu Blog. Uma honra, uma alegria. Acho que nunca enviei um beijo para um embaixador. Mas, dessa vez, vou perder a cerimônia. Um beijo para o senhor e, mais uma vez, muito obrigada. Angela Dutra de Menezes

Anónimo disse...

O impacto do titulo é só por si um convite á aquisição e leitura.
Também seria interessante como titulo a expressão
"idiomática" O Português que nos deu á luz.
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Tenho o livro, de anterior edição. Leiam, quem ainda não leu. Vão gostar. Este comentário da Angela é uma doçura, não é assim que se diz no Brasil? Parabéns, Angela!
P.Rufino

Anónimo disse...

Como ex emigrante das Terras de Vera Cruz e em face dos comentários supra, aguçaram-me o interesse pelo livro da Angela Menezes, que, face á minha razoável iliteracia, desconheço.
De qualquer forma, com base nos comentários dos que me antecederam, parabéns ao embaixador e á escritora.

M. Baptista

wine, wine and more wine.. disse...

Ja li o Portugues q nos Pariu, e lindo, parabens a Angela Dutra. Neste momento emprestei-o a uma amiga brasileira e ela tb esta a adorar.
Catia

Margarida Vaz disse...

Nao conheço mas como sou curiosa e o senhor soube "espevitar" essa curiosidade, logo que possa vou tentar encontra-lo e lê-lo!

Neste momento, e sem fazer de proposito, estou a ler um livro de uma pessoa, que por vezes cruzo por aqui, ou seja : A Sra D. Helena Sacadura Cabral com o livro intitulado "Um certo sorriso"!

Ler é algo que adoro, ler em português essencial para mim, mas vou continuando a ler noutras linguas sobretudo o frances.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...