terça-feira, outubro 05, 2010

Poema Republicano

A propósito do meu anterior post "Nascimento da República", um comentador que se assina Alcipe teve a amabilidade de deixar o seguinte poema, que não resisto a transcrever, na data em que se comemora aquele que foi o primeiro dia da nossa República:

POEMA REPUBLICANO

Feliz quem tem uma terra
e nessa terra uma casa
e nessa casa
a memória de uma esperança.

Do meu avô maçon eu pouco sei,
do meu avô monárquico pouco lembro:
mas eu não tenho terra natal
nem casa de família,
nem sei onde conspirava o maçon
(o avental
foi entregue no velório,
para surpresa da família)
nem onde tertuliava o monárquico
(admirador de Salazar, mesmo assim)
só ouvi falar meus pais
do MUD Juvenil,
de Soares, Zenha e Maria Barroso
e isso era a República para mim!

Por isso toda a memória
para mim não tem lugar nem morada.

Saúde e fraternidade, meu amigo!

Alcipe

11 comentários:

Alcipe disse...

Meu caro Embaixador

Alcipe agradece a publicidade dada ao seu despretensioso poema, escrito com amizade sincera e solidariedade republicana.

a) Alcipe

Anónimo disse...

Excelente poema Alcipe!
P.Rufino

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

«Alcipe» era o pseudónimo literário, arcádico, de Leonor de Almeida, Marquesa de Alorna. Que, apesar de ter tido um irmão que foi um traidor (juntou-se aos exércitos franceses após a primeira invasão de Portugal em 1807), manteve-se uma patriota, ferozmente anti-bonapartista e jacobina. Pelo que só por ignorância crassa ou má-fé provocatória se pode abusar de um nome prestigiado para escrever um alegado «Poema Republicano».

Alcipe disse...

Exmo Sr Dom Octávio dos Santos

Desculpe Vossa Senhoria este atrevimento plebeu...

(Por estas e por outras é que valeu a pena o 5 de Outubro!)

a) Alcipe

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Ó «Alcipe»,

explique-me lá que eu ainda não percebi: você é homem (no seu perfil está «sexo: masculino») ou mulher (usa um pseudónimo feminino)? Ou nem uma coisa nem outra?

Sim, é para «mudar de sexo» (nem que seja no ciberespaço) e registar essa «mudança» ao estilo «Simplex» que «valeu a pena» o 5 de Outubro!

Ah, e já agora: não existe um filme intitulado «John Does Goes to Washington»; existe, sim, um filme intitulado «Meet John Doe» e outro intitulado «Mr. Smith Goes to Washington». Ambos realizados por Frank Capra.

Ser «plebeu» não é desculpa para a asneira.

ARD disse...

Porque escondes, Alcipe, a tua macheza sob esse delicado nome?
Pretendes tu, hirsuto e bigodudo, levar ao engano o movimento restauracionista?
Julgas-te Geoge Sand, a tola Amandine, às avessas?
Atreves-te a emular a Myrna ou a Suzana Flag que escondiam o Nelson Rodrigues?
Que obscuros desígnios prossegues?
Já não vos bastou o Buiça, a Formiga Branca, o MFA?
Quereis mais, Carbonários?
Quereis infiltrar a Arcádia como o Fernandes Tomaz infiltrou as Cortes e o Mata-Frades se insinuou na Câmara?
Ah malvados!
Vade retro, vade retro…

Anónimo disse...

Eu sou pelo Rei. Melhor: sou pelas princesas, prendadas e castas, que espreitam nos castelos e nos palácios, a chegada do seu Senhor. Sou pelos condes, barões e baroas, que vão à bica da corte, receber prebendas e títulos, nos intervalos das batalhas com que (atulhados de glória) fazem a História. O autor deste blog chama-se Costa (sim, lá esteve, na esquina do Arsenal, um Costa). Nada é por acaso. Viva o Rei, viva a Carta, viva a coroa, viva eu que vou ali já venho.

Meirelles d'Alpuyin & Cia

Anónimo disse...

Acompanho diariamente o "duas ou três coisas" e nunca li tamanha agressividade e pretensão como no caso do Sr. Octávio dos Santos...

Fiquei curiosa e fui ver o seu perfil, dei uma vista de olhos num dos seus blogs - o “Obamatório”.

Não me parece que a democracia seja “amiga” daquele blog porque para além de ser parco em comentários, tive que ir até ao dia 18 de Agosto último para encontrar um solitário comentador que levou como “troco” o seguinte:

“Algumas advertências sobre comentários: à partida, não respondo a anónimos; se forem cordatos, há uma hipótese, ainda que infinitesimal, de levarem «troco»; agora, se mostrarem ser uns sacanas ignorantes, insolentes e imbecis, não só não terão resposta como correrão o risco de ver as suas «(1)» removidas.”

(1) Retirei propositadamente a palavra porque não quero “conspurcar” este blog com um termo calão… (jamais pensei que fosse utilizado por ilustres intelectuais!).

P.S. 1 – É a primeira vez que comento neste blog.

P.S. 2 – Prefiro manter o anonimato, embora não aprecie, de modo a que o Sr. Octávio dos Santos cumpra o que refere no seu blog - não responder aos anónimos. Há-de ter muitos leitores assim! 

Parafraseando o Senhor Embaixador, por uma razão, que agora me escapa, apetece-me assinar…

Brites de Almeida (sou mulher e com formação académica em História)

Anónimo disse...

O comentário do tal Octávio dos Santos é muito sem nível :-(

Anónimo disse...

Que...
Lúdico.
Isabel Seixas

"Alcipe/Gil"Exªs

patricio branco disse...

Poema factual autobiografico um pouca à maneira dos de attila jozsef.
Interessante poema, embora não na sua totalidade.

Cómica a parodia de gil à maneira de bocage (ou à gil vicente) com vocativo e tudo.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...