quinta-feira, agosto 25, 2011

Imprensa

O tempo da comunicação social mudou muito. É meu hábito antigo guardar os jornais da manhã até ao final do dia, pela "angustiante" sensação de que neles ficou muito por ler e pela ilusória ideia de que acabarei por fazê-lo mais tarde. Só que, a essas horas, dou-me conta da quase total irrelevância daquilo que eram as "notícias" que esses jornais traziam, praticamente todas já ultrapassadas pela avalanche de noticiários televisivos e dos "sites", que entretanto ocorreu. Salvo para aquele universo de leitores que se contentam (e estão no seu direito) com as "pílulas" informativas a cuja fabricação alguma imprensa "apressada" hoje se dedica (pequenas notícias, com escassas centenas de carateres, que caricaturam os factos, como hoje são certos diários portugueses), tudo parece encaminhar-se para que os jornais, para terem algum sentido, se tornem, cada vez mais, veículos de análise e opinião e, cada vez menos,  portadores de notícias "requentadas". Lembro-me que, quando o "Público" foi criado, se dizia que a sua ambição era ser uma espécie de "Expresso" diário, o que corresponderia um pouco a esse conceito de uma imprensa que queria "ir um pouco mais longe", como à época já fazia o "Le Monde" ou o "El País". Na realidade, o "Público", que começou assim, acaba hoje por já não ser isso, embora, em Portugal, seja o jornal que mais próximo fica do modelo. Mas, num futuro próximo, será que as pessoas terão tempo para ler jornais diários meramente analíticos, com artigos cuja extensão e profundidade obrigam a uma disponibilidade pouco consentânea com o ritmo de vida de hoje? Por isso, com a proliferação dos Ipads, com os "alertas" nos telemóveis, os écrans dos computadores à nossa frente todo o dia, os "flashs" da rádio no carro e a omnipresença das televisões (com noticiários ou rodapés informativos) será que vai haver espaço para uma imprensa diária em papel? Começo a duvidar.

Em tempo: excluo a imprensa desportiva, cuja sobrevivência está garantida, "porque sim". Quando digo aos meus amigos estrangeiros que existem, em Portugal, três diários desportivos de dimensão nacional, eles começam a perceber melhor a questão do nosso défice...

5 comentários:

Anónimo disse...

Será que vai haver espaço para uma imprensa...
configurada Em papel creio que sim, a periodicidade não tenho a certeza, mas sabe tão bem pelo menos ao Sabado e Domingo.
Isabel seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Eu já me estou a adaptar ao iPad. Logo eu, que resmungava dos jornais e revistas amontoadas no chão, começo a converter-me ao clean!
Mau sinal.Se com esta idade me converto, então é porque a coisa pode pegar!

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Dra. Helena Sacadura Cabral: Pois eu ainda não tenho Ipad e ainda não me convenci a adquirir um.

Anónimo disse...

para mim continua a ser surpreendente a qualidade dessa voz da francofonia (e da frança...) chamada rfi


ja agora sr embaixador, é uma pena a tao ma qualidade da nossa rdp africa, bastava so copiar o exemplo acima...


(apetece comparar a maneira como portugal e frança olharam em tempos as suas colonias...)



bem haja

Anónimo disse...

Ainda...
Não me convenci ...In FSC

Oh, Isso é meio caminho andado.

Tenho um feeling que rapidamente a sua direita convence a sua esquerda...

Eu sei...
Nem preciso de lhe lembrar para o comprar em Portugal... Razões óbvias
Isabel Seixas

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...