quinta-feira, dezembro 19, 2013

Os malucos da bola

Estamos a meio da semana. É meio-dia e trinta e cinco. Abro, por um mero acaso, a televisão: SIC Notícias, RTP Informação, TVI 24, canal A Bola e Porto Canal transmitem conferências de imprensa, em direto, dos treinadores do Sporting e do Porto. Com ar grave e compenetrado, rodeados daqueles "stickers" de publicidade retangular que lhes preenche o NIB, os dois "misters" devem estar a elaborar, com grande profundidade, sobre essa coisa magna que é a próxima jornada. Escrevo "devem" porque, em minha casa, há a regra imutável de aplicar imediatamente o "mute" sempre que na imagem apareçam a falar treinadores, jogadores ou dirigentes de futebol (Sporting incluído, bem entendido), tal como já há muito é praticado, com escassas exceções de ocasião, para as tomadas de posição de representantes de grupos parlamentares ou políticos em debate.

Já vivi em vários países: não conheço nenhum outro em que haja uma dependência tão forte das televisões face ao futebol. E, já agora, da política dos políticos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu tenho a mesma prática quando vejo nas tvs os políticos, economistas e comentaristas de tudo e mais alguma coisa

Defreitas disse...

Eu, já há muito que uso e abuso ( a minha esposa dixit !) do "mute" ! Mostrei-lhe logo ( traduzindo-o) a "sage habitude" do Senhor Embaixador. Que bem me soube! Mas é verdade que em Portugal, todos os amigos que eu ainda lá tenho, são uns autênticos doentes .. da bola! Por vezes, detesto este desporto, porque vem-me sempre à ideia que ele serviu , desde sempre, a "distrair" os Portugueses dos assuntos sérios, e que pagam talvez hoje o facto de não se interessarem suficientemente à vida real. Os governantes preferem...

Anónimo disse...

Malices da bola nem todos!
Eu nem sequer sou do Sporting !
José Barros

EGR disse...

E Antena 1 da RDP Senhor Embaixador ? Que massacre ! Asseguro-lhe que, se podem ouvir nos chamados " jornais de desporto" perfeitas idiotices, desde as perguntas dos jornalistas até as respostas dos entrevistados.

Fernando Frazão disse...

Na revista Mad Magazine há uma rubrica intitulada "Snappy answers to stupid questions".
Os jornalistas "da bola" costumam fazer Stupid Questions mas, como os treinadores (não só os portugueses) não têm o "drive" suficiente para darem "snappy answers", respodem, normalmente com "stupid answers".
Sendo assim o ,"mute" é bom, mas o "zapping" é melhor

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .